O homem e suas concepções sobre Deus

.

Por Luis Sergio Conterato


Meu ignoto leitor, os homens em suas pretensas sapiciência conceberam alguns pensamentos acerca de Deus. Outros afirmaram de forma contundente que Deus não existe, e até procuraram provas e argumentos cabíveis para decretarem a não existência de Deus, mas isso não ocorreu, não acharam argumentos ou provas com embasamento. Entretanto comentar o que Deus disse e fez já é tarefa difícil, porém dificílimo é dizer quem é Deus.

O próprio escritor Francês Voltaire, apesar de ter passado para a história como ateu e perseguidor do evangelho, escreveu certa vez em uma de suas cartas ao imperador da Prússia, Frederico II: “A razão me diz que Deus existe, mas também me diz que nunca poderemos saber quem é”.

Ainda o famoso “ateu” Voltaire disse no capítulo 2 de seu tratado de metafísica: “Vejo-me forçado a confessar que há um Ser que existe necessariamente por si mesmo desde toda a eternidade, e que é origem de todos os demais seres.”
Ainda tem mais, rs... No mesmo livro, declarou: “Todas as coisas da Natureza, desde a estrela mais distante até um fino talo de grama, devem estar submetidos a uma Força que os movimenta e lhes dá vida.”

Você deve conhecer a história de Nietzsche, concebeu algumas coisas sobre Deus, em seus livros; Assim Falou Zaratustra e A Gaia Ciência – A declaração: Deus está morto, veio desse infeliz homem. Ele passou o final da sua vida com o peso de imensos remorsos, sofrendo constantes crises de desespero. A inteligência que tanto blasfemara contra Deus mergulhou nas trevas da loucura. Por quê?

Poderíamos fazer uma exposição extensa, evidenciando vários homens que falaram a respeito de Deus, mas no momento presente esse não é o meu objetivo, entretanto quero explicitar um pensamento importantíssimo. Senão vejamos:

Tudo que o homem pode comentar de bom sobre Deus é o que Deus é realmente, mas não o que ele é plenamente. Nas minhas freqüentes leituras, deparo-me com autores falando sobre Deus, como se estivessem falando sobre o funcionamento de um aparelho qualquer, outros explicam-no como se estivessem explicando como formata um texto dentro dos padrões da ABNT, ou seja, explicações simples e extremamente claras, esses pensam já ter exaurido Deus.

Concluo esse texto com o famoso teólogo escolástico, Tomás de Aquino, foi o homem que até hoje mais escreveu sobre Deus, mas depois de uma experiência transcendental ele nunca mais escreveu nada sobre Deus. Interrogado pelo seu silêncio ele disse: “Tudo o que escrevi é palha.”

Um comentário:

  1. SHALOM!

    1. Uma alegria conhecer seu blog. Que o Deus Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti.

    2. Já dizia o Dr. John Stott: "Crer é também pensar".

    Medite em Colossenses 3.16

    Em Cristo, Pr Marcello de Oliveira

    P.s > visite:

    http://davarelohim.blogspot.com/ e veja o texto:

    Paulo e Pedro - Semelhanças Notáveis

    ResponderExcluir