Razão e fé: Dois caminhos para Deus

.
Por Luis Sergio Conterato

Razão e a fé foi um tema debatido no transcorrer da história e ainda o é, uns afirmam que existe uma conciliação entre esses dois pontos, outros categoricamente repudiam essa conciliação. Não obstante, a razão e a fé conduzem o homem ao conhecimento da existência de Deus, senão vejamos;

O homem é um ser pensante, pois Deus o fez à sua própria imagem, e um dos aspectos mais nobres da semelhança de Deus no homem é a capacidade de pensar. Deixe-me fazer uma análise segundo a psicologia (As bases biológicas do comportamento), a informação quando recebida passa pelos neurônios, ou seja, ela chega aos dendritos, que a conduz para o núcleo, passando pelo axônio, o impulso alcança os botões terminais do axônio, onde é ativada as vesículas sinápticas, liberando neurotransmissores na fenda sináptica. Esse pequeno comentário mostra realmente que o homem é um ser pensante. Obviamente isso não seria necessário, pois todos nós sabemos que o homem é racional, e isso o diferencia dos outros animais irracionais.


Fé, segundo a Bíblia, Hebreus 11.1: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.


Como pode razão e fé, serem dois caminhos para Deus?

Através da razão o homem pode encontrar ou obter provas da existência de Deus, entretanto Deus é infinito e o homem é finito, ou seja, o finito em demanda do infinito sempre vai estar numa distância infinita (fé). Existem vários argumentos que se propõem provar a existência de Deus, você caro leitor deve lembrar-se de alguns, quais sejam:


Há a ideia do quinque viae exposta por Tomás de Aquino:

· O argumento cosmológico.
· O argumento alicerçado da contingência ou da possibilidade.
· O argumento axiológico.
· O argumento teleológico
· O argumento da eficácia da razão


A razão humana, com sua extraordinária complexidade e com muitíssimas sutilezas e seus poderes abstratos, comprova a necessidade de admitirmos, em nossa ontologia, o Criador e Planejador desses poderes, sendo, ele mesmo, o Intelecto supremo.

Obviamente existem outros argumentos, porém a extensão do texto não nos deixa lançar mão de outros, entretanto, no transcorrer da história muitos ateus depois de uma experiência de vida, após algumas ponderações, leituras e reflexões acabaram por afirmar a existência de Deus.

Deixe-me por bondade citar um; VOLTAIRE. Deus existe, isso é um fato, os argumentos são plausíveis e a razão que Deus nos concedeu aponta para um, Criador – Deus.

Um pensamento conclusivo desse pequeno texto é; tudo o que eu posso comentar de bom sobre Deus é o que Deus é realmente, mas não o que ele é plenamente.


Fé e razão dois caminhos para Deus, porque crer é também pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário